Aluno: Quando é que começou a sociedade, isto é, a vida conjunta e sociável dos homens?
Professor: Começou no princípio do mundo. Pois logo que Deus criou o homem, disse que não convinha que o primeiro homem ficasse só e sem companhia, non est bonum esse hominem solum, e no mesmo dia criou a mulher, designando-a para ser companheira e auxiliar do homem, faciamus ei adiutorium simile tibi. Assim começou imediatamente a sociedade. Depois, os filhos deste homem e desta mulher nasceram natural e necessariamente na sociedade dos seus pais, e encontraram-se na sociedade com os seus irmãos, e o mesmo aconteceu com os seus netos e bisnetos, e a sociedade expandiu-se à medida que a raça dos homens se multiplicava. Depois, quando a população se tornou muito maior e as pessoas não podiam viver todas num só lugar, algumas famílias juntaram-se para viver em partes mais distantes, e daí outras famílias foram para outras partes, de modo que a sociedade nunca se dissolveu, mas ramificou-se, e pouco a pouco espalhou-se por toda a Terra.
⠀
A.: Então os homens sempre viveram em sociedade, e nunca estiveram no estado de natureza ou no estado de vida isolada e selvagem?
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine Verbum Fidelis para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.