A época da vinda do Anticristo é incerta e a sua fixação proibida.
Em que ano do mundo o Anticristo aparecerá?
Ninguém pode indicar isso, pois a Tradição e as Escrituras silenciam-se sobre este ponto. Somente Deus tem o conhecimento deste dia e hora. Ele guardou seu segredo para si mesmo. Todas as investigações, portanto, falharam. Existe uma fronteira e ela permanece intransponível. O apóstolo São Paulo, escrevendo sobre o Anticristo aos Tessalonicenses, aludiu a esse marco nas seguintes expressões: “até que chegue o tempo de se manifestar, Ut reveletur in suo tempore”1. A que época do mundo chegará essa hora? Não o tendo indicado o apóstolo São Paulo, mas tendo usado uma expressão indeterminada, a Igreja, guiada pelo Espírito Santo e sempre prudente, nada acrescentou e nada acrescentará à breve indicação do Apóstolo. Respeitando sua reserva, ela se absteve de levantar o véu e olhar além dele.
Além disso, para abreviar as indiscrições ocorridas, ela não hesitou em proibir, sob pena de excomunhão, o anúncio da vinda do Anticristo ou do dia do Juízo Final para um momento específico. Foi sob Leão X, no ano de 1516, no dia 14 de janeiro, no V Concílio Ecumênico de Latrão (sess. XI, Constit. Supernæ majestatis præsidio) com este decreto, cujo teor é o seguinte: “Ordenamos a todos aqueles que exercem a responsabilidade de pregar, ou que a exercerão no futuro, que não tenham a pretensão de fixar na sua pregação ou nas suas afirmações um tempo determinado para os futuros males, seja para a vinda do Anticristo, seja para o Juízo. Enquanto a Verdade diz: ‘Não vos pertence a vós saber os tempos nem os momentos que o Pai reservou ao seu poder’, aqueles, portanto, que, até agora, ousaram dizer tais coisas, mentiram, e está provado que, de fato, um grande dano foi causado à autoridade daqueles que pregam com sabedoria”2.
As razões dessa proibição estão indicadas em seu texto:
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine Verbum Fidelis para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.